segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Sofia

Para quem não sabe, Sofia (que se pronuncia Sófia) é a capital da Bulgária desde 1879 quando surgiu praticamente do nada e começou a ser construída nos moldes parisienses com grandes bulevares e jardins. Alguns búlgaros ainda são ressentidos com este fato, já que outras cidades já eram bem mais antigas e maiores naquele tempo. Atualmente Sofia é a maior e mais desenvolvida cidade da Bulgária, com população estimada em 1,4 milhões de habitantes e carro de frente do país para a integração na União Européia. Para quem também não sabe, a Bulgária entrou na União Européia em 2007 junto com a Romênia, quando o Bloco sofreu o seu último alargamento. Coincidentemente, eu me lembro claramente de ficar sabendo disse em uma aula de Geografia da Europa no Porto.

Estou fazendo essa introdução só para falar que eu estive em Sofia nos últimos dois dias! Hehehe...

Como o trabalho aqui só vai começar dia 15, eu e Mayuko resolvemos aproveitar o tempo para conhecer a capital do país, que é onde também estão os principais pontos turísticos. Foi tudo muito em cima da hora, chegamos em casa as 11 depois de ter ido jantar com algumas meninas da AIESEC daqui e já reservamos hostel, arrumamos mala e fomos dormir a uma da manhã para acordar no outro dia as 5, tomar banho e chegar na estação de ônibus (tava escuro e só tinha a gente na rua...). Infelizmente domingo não tinha ônibus as 6:10 e o das 7:10 estragou, então não adiantou muito acordar cedo para pegar o ônibus das 8:20.

Eu nem vi a estrada. Desmaiei! Hehe... O Jet leg me pegou de jeito dessa vez.

Duas horas depois chegamos em Sofia e começamos a jornada de caminhada. 1 hora até o Hostel, check in e bate perna de novo. Andamos do meio dia as 7 da tarde e cobrimos todos os pontos turísticos da cidade. As 8 eu já estava jantada, depois de uma mini sessão inventada de pilates e na caminha pronta para dormir. Hehe... E ainda nem tinha anoitecido.

A minha impressão da cidade é que não parece em nada aquela visão romântica da arquitetura da Europa e com ruas limpas, desenvolvimento, segurança, etc. Na verdade, me pareceu muito o centro antigo do Rio de Janeiro, com uma arquitetura semelhante à européia, mas mal conservado, meio sujo e pichado, com calçadas e ruas com buracos, etc. Com a diferença de ter muita arquitetura soviética, como no caso no Party House, onde era a sede do governo (fotos depois).

Mas há muitas coisas bonitas e que valem muito a pena ser visitadas na cidade. Como a Catedral de Alexander Nevsky, o Teatro Nacional Ivan Vazov, a Igreja Russa, etc. A Catedral, principalmente, é muito bonita por dentro, com uns murais lindíssimos e mesmo meio escura, o que dá uma sensação de mistério. Mesmo sendo proibido, eu driblei o padre meio doido e tirei uma foto do domo e outra do altar e assim que eu puder colocar fotos eu mostro para vocês.

Tinha sobrado pouca coisa para fazer em Sofia hoje, então acordamos tarde, banhamos tomamos café com o dono do hostel que tinha inúmeras perguntas sobre o Brasil e saímos para revisitar a principal igreja e comprar alguns souvenires, já que em Blago não tem nada desse tipo.

Bem, almoçamos por lá e pegamos um ônibus de volta, então 16:20 já estávamos aqui.

Estou com um pouco de problemas para carregar fotos, mas vou tentar mais tarde de novo estas e as da minha casa!

Mais notícias em breve.

=)

6 comentários:

  1. Thatyy espero que esteja gostando...=)
    como foi o almoço com o pessoal da AIESEC? São de boa?
    quero ver as fotoss! =]
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Estudei a entrada da Bulgária na UE hoje com a Artura! Que legal! Ri muito do padre meio doido!

    ResponderExcluir
  3. noh thaty... viagem eh assim msm, eu ateh rasguei a minha calça de tanto andar em Londres!!! mas eh muito divertido depois olhando pra trás hehe

    PS: muito legal os prédios comunistas neh!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Oii Thaty!
    Estou adorando os posts! Lendo-os como se fossem páginas de um livro hehe
    Também adorei as fotos!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Que raiva esperar tanto tempo no ponto de ônibus hein?! hehehe...

    Experimentou alguma comida?

    ResponderExcluir
  6. mto bom ler suas aventuras né Thaty...e adorei as fotos postadas no FB...

    estou ansiosa por ler a próxima história...
    como que é o pessoal da AIESEC ae?
    bjo

    ResponderExcluir