sábado, 11 de setembro de 2010

Blagoevgrad

Ontem, enfim, depois de um dia e tanto de viagem, eu cheguei ao meu destino: Blagoevgrad!

Eu ainda não sabia se iria dar para vir direto para a cidade ou se eu teria que ficar em Sofia, a capital da Bulgária. Primeiro porque me disseram que não tinha ônibus. Depois porque disseram que todos iam viajar e eu não ia ter chave. Depois, me mandaram um e-mail dizendo que fizeram a minha chave e não iam mais viajar. E chegando em Sofia descobri que tinha sim ônibus. Então, por mais cansada que eu estivesse, resolvi que era melhor terminar logo com esse trajeto e carregação de malas e fui direto para Blagoevgrad.

Parte do cansaço bateu no avião de Madrid para Bulgária. Foi um vôo muito longo e meio tenso. A pessoa do meu lado não tomava banho há dias, a aeromoça não deixava eu fechar a janela, a pessoa atrás de mim não queria que eu decesse a cadeira, etc. Eu fui ficando meio sufocada com tudo e decidi que como eu não entendia nada e eles não falavam em inglês comigo, eu ia fazer tudo do meu jeito. A pessoa de trás mudou de lugar e aeromoça deixou a minha janela em paz. Chegando, além da demora para pegar as malas, ainda resolveram fazer revista. Reviraram tudo, perguntaram se eu usava drogas, levaram o meu passaporte com a AN da minha vaga, e me deixaram esperando. Eu achei que iam pedir dinheiro, essas coisas. Mas depois de longa espera na salinha soviética, me liberaram! Ufa!

Sai do aeroporto e fui direto para a rodoviária, peguei um ônibus as 7 e ele chegou aqui só as 9:30 da noite. Eu ainda fiquei um tempo para arrumar as coisas, conversar um pouco com o pessoal, mandar notícias rápidas para casa, tomar banho e finalmente dormir. E a carregação de malas ficou pior porque para chegar até o apartamento ainda tinha uns quase 100 degraus para subir os meus quase 50 kg de bagagem. Hoje eu acordei com os braços todos doendo e um pouco de dor na perna também...
Bem, se ontem tudo pareceu um pouco confuso, hoje eu finalmente pude ver onde eu realmente estava! Acordei as 10 da manhã (quando o meu relógio brasileiro marcava 4 da manhã).

A varanda, inclusive, é o único lugar em que pega a internet. Então ficamos todos “dipindurados” lá para poder falar com o pessoal em casa...

Acordando, fomos eu, Mayuko e George dar uma volta na cidade e comer. Fomos tentar ver o horário dos filmes, mas nem todo filme passa todo dia e o filme que eles querem ver é só quarta-feira então, vamos esperar...

Para comer, George nos levou no único restaurante que sabemos que tem cardápio em inglês. E tomei de café da manhã/almoço um suco de laranja e uma pizza grande (8 pedaços) por 6 lev, ou seja €3.

Comida é realmente muito barato por aqui e nos disseram que os Bulgaros nem tem cozinha em casa por isso. É exatamente o nosso caso aqui. Eu e a Mayuko dormimos no que deveria ser a sala conjugada com a cozinha, mas só tem a pia e uma parte com azulejos. Não geladeira, não fogão, nada.

Bem, o tour ainda teve parada em livrarias, em uma loja de informática para comprar um headphone pra mim, no supermercado aqui perto, etc. Agora estamos todos descansando no PC.

Não sei ainda o que vamos fazer mais tarde, não sei também quais são as opções, já que a cidade é bem pequena. Os trabalhos aqui devem começar só dia 15 então talvez devemos ir passar um dia em Sofia essa semana ainda.

Vou mandando notícias! Beijos

*Esse post tinha fotos, mas não querem carregar. Tento mais tarde.

7 comentários:

  1. Você já aprendeu a dizer o nome da cidade?

    Olha lá hein, nada de ficar comendo só pizza pq é mais barato... hunff...

    Ansioso por fotos.

    ResponderExcluir
  2. tadinha! que chegada difícil! E vc comeu uma pizza grande sozinha? hahahaaha to brincando!
    Que bom que vc tem amiguinhos! Já aprendeu algo em búlgaro?

    ResponderExcluir
  3. Nossa Thaty !!!!
    Que surpresa vc aí tão longe ....rsrsrss
    Realmente que chegada mais dificil..... estava lendo e sofrendo ao mesmo tempo.
    Saudades !!!
    Bjoss
    Nena

    ResponderExcluir
  4. 8 pedaços sozinha!!!!!!!!!!!!!!!!

    Vou fazer uma pesquisa aqui de coisas para vc comprar pra mim ai Blagoevgrad ssrsrsrsr.

    Grad é cidade não é? o que é Blagoev?

    Eu vi umas fotos da cidade, legal!!!

    ResponderExcluir
  5. Здравейте! блога си е наистина страхотно! сега обяснявам това съобщение в стила на Индиана Джоунс хаха ми книжарница, няма начин да бъдете сигурни, че Google превод, български е много различен от романски езици!

    ResponderExcluir
  6. Cristiane disse...

    Thaty gostei muito do teu blog.
    Conhecer é muito mais que viajar, aproveite o máximo de tudo.
    Fique com Deus e cuide se .
    Vc faz muita falta.
    beijinhos, tia Cris.

    ResponderExcluir
  7. Aprendi o nome sim Indo! Pouca coisa em Bulgaro ainda Mel.
    Vou por fotos para vcs em breve!

    Nena, que bom que voce ta gostando das historias!

    Vinas, vc nao acha que eu consigo comer 8 pedacos, ne? Eu fiz uma mini pesquisa de precos, vou te mandar um email.

    Caca, que sacanagem! HAHAHAHAHA! Vou traduzir isso quando chegar em casa!

    Tia Cris... eu volto logo, ok?

    Beijos para todos!

    ResponderExcluir