sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Melnik

O meu fim de semana na Bulgária começa na sexta!

A minha última aula acaba as 18:30 na quinta e depois, só segunda em um horário meio ingrato de acordar (a aula é as 7:30, mas para ficar pronta a tempo e andar quase 40 minutos até a escola, temos que acordar pelas 5:50).

Então, para aproveitar o último fim de semana da Mayuko aqui (nnããããooo!), resolvemos fazer uma programação intensiva para conhecer a região.

A primeira cidade escolhida foi Melnik. Desde quando eu cheguei, muita gente me recomendou ir para lá, porque é conhecida como a menor cidade da Bulgária e porque tem um monte de casas tradicionais búlgaras, além de restaurantes de comidas típicas e é onde se fabricam os melhores vinhos do país.

Fomos hoje, deciframos o código cirílico do ônibus e partimos com nossas blusas de frios e cachecóis!

Melnik realmente é pequena. Estima-se que menos de 400 pessoas moram lá. E a cidade é realmente bonitinha (confiram nas fotos)! Tem um rio que passa no meio, mas que ta seco, um monte de vendinhas de produtos típicos, uma formação de relevo muito legal. Mas como eu não tive Geomorfologia direito eu não sei falar para vocês o que é ou porque é daquele jeito =p Só sei que a rocha é sedimentar, porque ontem fui em um museu de Blagoevgrad e eles estavam dizendo que a maior parte das descobertas arqueológicas da região vem das rochas sedimentares de Melnik. As casinhas também são lindas, bem antigas e construídas em um sistema bem parecido com o nosso pau-a-pique(é assim mesmo?). Sabe, madeira, pedra, e barro?

Cinco minutos andando e você já consegue ver tudo. Tentamos encontrar alguns pontos turísticos que estavam no guia, mas isso implicava subir um caminho muito inclinado e escorregadio (por conta da chuva), que estava todo tomado por plantas e deserto demais para o meu gosto. A gente achou melhor tentar o resto das coisas.

Fomos então na Kordopulov Kusta, uma casa de arquitetura e decoração tradicionais da Bulgária, que quando foi construída tinha como objetivo ser também uma cave de vinhos. E lá, tínhamos direito a provar o vinho da casa. Fui toda empolgadinha, pedi para a Mayuko tirar foto e... o vinho era horrível! Tinha cheiro e gosto de fazenda (um eufemismo para vaca, esterco e curral). Sorte de vários amigos que eu provei o vinho antes de comprar, porque ia ser souvenir! Hehehe...

Para terminar, almoço em um restaurante local, provando uma comida tradicional búlgara. Detalhes da comida vão depois no post sobre culinária que eu estou preparando.

Cenas do próximo dia: Sandaski!

Até mais!


















2 comentários:

  1. Ficou muito bom o post. Você tá ficando boa nisso!;)

    O rio seco dá dó! Hunff... depois coloca as fotos dos totós.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Que paia esse rio! Ri muito do vinho! Que legal, essa é a minha cidade na Bulgária!

    ResponderExcluir